quinta-feira, 15 de abril de 2010

BACHARÉIS E TECNÓLOGOS EM HOTELARIA

O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infraestrutura do estabelecimento, verifica as instalações e negocia com fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções também são suas funções.


O MERCADO DE TRABALHO


O Brasil tem grande potencial turístico a ser explorado, e, por isso, a área é promissora para bacharéis tecnólogos. De acordo com o Ministério do Turismo, entre janeiro e fevereiro de 2009, o turismo interno cresceu 20%. Esse número é resultado da venda de pacotes turístico se de passagens aéreas e da ocupação dos hotéis nesse período. "Todos os anos aumentam as ofertas de trabalho com a presença de novos empreendimentos das redes nacionais e internacionais",afirma Carolina Chaves, professorado curso tecnológico da Fatec SENAC - RS. Flávia Oliveira Marinho, coordenadora pedagógica do bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac (Senac-SP), em São Paulo, diz que a área está em plena expansão devido à mão de obra qualificada, à divulgação de destinos em todas as regiões, às belezas naturais e ao preço acessível. "O investimento de capital estrangeiro no segmento turístico no Brasil é crescente, mesmo com a crise econômica mundial", afirma Flávia. As áreas em destaque são as tradicionais, como eventos e administração, e a prestação de serviços de hotelaria, alimentação e governança principalmente em hospitais e condomínios. "Destaco ainda os eventos corporativos e a atuação em clínicas e spas", diz Cristiane Barreto, coordenadora do curso tecnólogo em Hotelaria do Centro Universitário da Bahia (FIB-BA), em Salvador. São Paulo é a cidade brasileira que mais recebe visitantes durante a semana por causa do grande volume de negócios e, assim, absorve muitos profissionais. O Rio de Janeiro também recepciona eventos corporativos e ainda tem o turismo de lazer. A Região Nordeste apresenta alta demanda pelo profissional, sobretudo por mão de obra especializada. "Na Bahia, estão previstos novos investimentos tanto no litoral norte quanto em Salvador", esclarece Cristiane Barreto. Em 2006, por exemplo, o Grupo Pestana, a maior rede hoteleira de Portugal, assumiu o controle das pousadas da Costa do Sauípe, e grandes redes, como Accor, Tropical, Othon, Transamérica e Iberostar, marcam forte presença. A Costa dos Coqueiros deverá contar,em dezembro de 2009, com a inauguração do Hotel Fiesta, um cinco-estrelas dentro da Reserva Imbassaí, a 65 quilômetros de Salvador e entre a Praia do Forte e a Costa do Sauípe. O Sul do país também oferece vagas, especialmente na região serrana e em Florianópolis. "Santa Catarina tem boas oportunidades na alta temporada, e o Rio Grande do Sul está em expansão, com considerável aumento nos meios de hospedagem", completa Carolina Chaves. Para conseguir os melhores postos de trabalho, é essencial ter fluência em inglês, além de conhecimentos em uma terceira língua, como espanhol ou francês. A área acadêmica apresenta boas perspectivas, pois muitas faculdades e vários cursos técnicosde Hotelaria são criados no país e precisam de pessoas capacitadas para dar aulas.


O CURSO


bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade desde o primeiro ano. A formação é generalista porque inclui disciplinas como contabilidade, filosofia, comunicação e expressão, história e patrimônio cultural, marketing, gestão financeira, geopolítica e economia mundial, entre outras.Durante o curso costuma haver aulas de inglês e espanhol. As disciplinas específicas de Hotelaria, muitas em laboratório e hotéis-escola, ocupam boa parte da carga horária: operações hoteleiras, alimentos e bebidas, gestão de viagens, gestão de custo, preço e receita. Em algumas instituições, Hotelaria é habilitação do curso de Turismo. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios para obter o diploma.  

Duração média: três anos e meio.

Em sala de aula, no curso tecnólogo, o aluno estuda algumas disciplinas teóricas como administração, análise financeira, controle de gastos, gestão de pessoas, inglês, marketing e legislação turística. Grande parte do currículo abrange aulas práticas realizada sem laboratórios que simulam ambientes hoteleiros ou nos próprios hotéis. Nesses locais, os alunos são treinados para atuar em recepção, manuseio de alimentos e bebidas, procedimentos de reservas, lavanderia, arrumação de quartos e em lazer e recreação. 

Duração média: dois anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário