terça-feira, 6 de abril de 2010

ENGENHEIRO FLORESTAL


Bastaram menos de quarenta anos para que as motosserras e as queimadas eliminassem da Amazônia uma área do tamanho da França. Mesmo assim, segundo os especialistas, a grande floresta brasileira - que ocupa um espaço equivalente a vinte Inglaterras - ainda tem chance de sobreviver, desde que explorada racionalmente. O engenheiro florestas tem papel fundamental nesse salvamento. Cabe a ele preocupar-se em explorar os recursos florestais de maneira a não comprometer o ambiente.
"Aliamos a exploração à conservação", afirma Randy Speltz, chefe do departamento de sementes e mudas da Indústria de Papel Klabin, no Paraná. Esse profissional delimita e fiscaliza a área a ser desmatada e cuida do replantio. Nas indústrias, ele acompanha o aproveitamento de recursos florestais pelas fábricas de móveis, de papel e celulose e de carvão vegetal.
"Nem sempre estamos na floresta", conta Fábio Poggiani, professor da Esalq/USP, em São Paulo. "Podemos trabalhar em escritórios, lidando com computadores e analisando fotos batidas por satélites para avaliar o tamanho do estrago em áreas desflorestadas e orientar as atividades de reflorestamento."



O mercado
De forma geral, o mercado não anda lá muito bem. Os melhores empregos estão nas médias e grandes indústrias como madeireiras, serrarias e fábricas de papel e celulose, em que se coordenam as atividades de colheita e transporte da madeira bruta. Os Estados que oferecem mais oportunidades são Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.


O curso
Além das disciplinas básicas, como física, biologia e desenho, nos dois primeiros anos o aluno também estuda matérias introdutórias à engenharia florestal, como o estudo de solos e a identificação de madeiras, Ele começa a virar engenheiro florestal para valer a partir do terceiro ano, com o estudo de silvicultura, tecnologia da madeira, entomologia e política florestal. Pode-se fazer estágio em quase todas as especializações.

Duração média: cinco anos.


Matérias
- Botânica
- Desenho
- Economia
- Engenharia Rural
- Entomologia e Parasitologia
- Física
- Fitopatologia e Microbiologia
- Matemática
- Política Florestal
- Química
- Silvicultura
- Silvimetria
- Solos
- Tecnologia da Madeira
- Zoologia Aplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário