quinta-feira, 29 de abril de 2010

ENGENHEIRO MECATRÔNICO








As máquinas de lavar roupa que só funcionam quando os compartimentos de sabão em pó e de amaciante estão cheios e as bombas de gasolina digitais programadas para fornecer o volume de combustível de acordo com o preço teclado pelo consumidor são apenas alguns exemplos do que faz o Engenheiro Mecatrônico.
Com elas, grande parte dos chamados eletrodomésticos "inteligentes" - aqueles que só funcionam quando estão preenchidas todas as condições indispensáveis para seu uso - sai das pranchetas e dos cálculos desse profissional.
Nessa carreira, você vai desenvolver e projetar estruturas mecânicas e eletrônicas controladas por computador, programar máquinas e criar peças específicas. "Nós também aperfeiçoamos mecanismos e sistemas para melhorar a automação industrial em processos que exigem altíssimo grau de precisão", conta Oswaldo Horikawa, professor do departamento de engenharia mecatrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Com a crescente introdução da automação nos produtos industrializados, o engenheiro mecatrônico torna-se cada vez mais necessário, já que é ele quem coloca em funcionamento a comunicação mecânica e eletrônica dos equipamentos que controlam as máquinas. Você fará também os levantamentos necessários para a construção e definirá os métodos de fabricação, visando o baixo custo de produção. "Para isso, é preciso profundo conhecimento de sistemas de automação e de interface elétrica", diz o professor Nilson Fernandes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O mercado

Cresce o mercado de equipamentos de segurança para residências, prédios e indústrias. A automação está cada vez mais presente nesse setor, permitindo maior eficácia nos sistemas automáticos de abertura e fechamento de portas e janelas, controle de iluminação e sensores de alarme. Também em alta a área biomédica. Hoje, boa parte dos médicos, dentistas e cirurgiões utiliza equipamentos projetados por engenheiros mecatrônicos, por causa da precisão e da eficiência dos movimentos dessas máquinas.


O curso

Cerca de 85% do curso é de aulas teóricas. As matérias básicas compreendem análise de estruturas, computação, elementos de construções mecânicas, eletrônica digital e analógica. Apenas 15% das disciplinas são práticas, em laboratórios. Portanto, nessas poucas aulas, desenvolva ao máximo programas e simulações de sistemas de manufatura integrada por computador.
Aproveite, também, para adquirir sólida formação em hardware e software, processadores, funcionamento de máquinas e gerenciamento de sistemas. O estágio no último ano é obrigatório. Algumas faculdades exigem trabalho de conclusão de curso.


Duração Média: Cinco anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário