sexta-feira, 16 de abril de 2010

TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS

O tecnólogo dessa área aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos de investimentos e cuida do estoque de matérias primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamento se fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Pode ter formação generalista e, assim, atuar em praticamente todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Ou mais específica, focada em um setor, como o portuário, o de seguros e previdência e até o Carnaval. Sua formação lhe permite, ainda, abrir e administrar o próprio negócio.


O MERCADO DE TRABALHO


Por seu amplo conhecimento administrativo, o profissional encontra trabalho em empresas de todos os tamanhos e de diversos setores da economia. A maior demanda parte dos departamentos comercial, de vendas e relações públicas, pois os empregadores têm procurado pessoas com boa formação para lidar com a clientela, e de setores como recursos humanos e financeiros. As melhores oportunidades estão concentradas no Sul e no Sudeste, mas a demanda cresce em outras regiões, já que a necessidade de melhorara qualidade dos serviços prestados é, cada vez mais, um diferencial para garantir lugar no mercado. Em algumas cidades do Nordeste, existem boas chances para quem se especializou em gestão de empreendimentos turísticos. Há ainda um mercado em franca expansão para quem quer trabalhar como autônomo. Nesse caso, ele orienta pequenas e médias empresas a gerenciar os negócios. Em São Paulo, o grande número de organizações não governamentais evidencia a necessidade de profissionais capacitados para atuar no terceiro setor, especialmente como consultor. Embora haja mais vagas no varejo, a indústria costuma pagar melhor.


O CURSO


Existe grande variedade de cursos nessa área, com os mais diversos nomes e ênfases. Alguns preparam você para se tornar um empreendedor. Outros valorizam determinada área administrativa, como finanças ou marketing. Há ainda os que se voltam para algum segmento específico, como gestão hospitalar. Mas, em qualquer um, aprende-se, fundamentalmente, a lidar com orçamentos, investimentos, recursos materiais, administração de pessoal, estratégias de marketing e gestão de processos. Economia, antropologia, psicologia e ética profissional são algumas das disciplinas deformação humana. Administração de materiais e de patrimônio, contabilidade, controle de qualidade e sistemas de informação gerencial e gestão de serviços complementam o currículo. Mesmo não sendo obrigatórios, algumas escolas costumam pedir um trabalho de conclusão decurso e recomendam que o aluno faça estágio.


Duração média: de dois a três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário