quarta-feira, 28 de abril de 2010

ZOOTECNISTA



Avanços espetaculares na redefinição do rendimento da produção animal ocorreram na última década. Os mistérios do melhoramento genético e do aumento da produtividade dos rebanhos estão decifrados. O desafio, agora, é outro. A um passo do ano 2000, o zootecnista ruma em direção aos tubos de ensaio, para manipular genes que permitirão gerar animais maiores e mais ricos em proteína. "Isso pode ser feito com genes de uma mesma espécie ou de espécies diferentes", afirma o zootecnista Humberto Tonhati, professor da área de melhoramento genético animal da Unesp, em São Paulo. Por exemplo, tentar capturar o gene da magreza do javali e transportá-lo para o porco, para obter uma carne suína com menor teor de gordura.
A definição de sistemas de produção que não agridam o meio ambiente e a preocupação com o bem-estar do animal também estão na mira dos zootecnistas. Grandes abatedouros tratam seus dejetos, para não contaminar os rios e os mananciais. Já é possível, em algumas fazendas, ver vacas comendo grama sem herbicida e produzindo leite orgânico. Animais até pouco tempo atrás considerados exóticos, como a avestruz, o javali e a capivara, vêm sendo domesticados. Desse modo, não é à toa que o zootecnista precisa ter um pé na biologia, as mãos na medicina veterinária e o olhar na agronomia. Afinal, ele é o responsável pela relação entre o animal, a terra e o homem.



O mercado

Para conseguir animais de qualidade e poder competir no mercado, os produtores sabem que precisam dos conhecimentos do zootecnista. Assim, tudo indica que a consultoria técnica de manejo e de melhoramento genético de culturas tradicionais vá continuar absorvendo o maior número de profissionais. Outras áreas promissoras são a de criação de animais exóticos, a de proteção ambiental e a de tratamento de resíduos. "A chegada de grandes indústrias ao Centro-Oeste, Norte e Nordeste torna essas regiões as mais promissoras", explica Marcos Traad, presidente da Associação Brasileira dos Zootecnistas.


Em alta: Manejo e melhoramento genético.


O curso
Disciplinas básicas, como biologia, física, genética, química e zoologia, ocupam os dois primeiros anos. A partir do terceiro, você vai entrar em contato com a zootecnia, por meio do estudo e da prática de manejo dos principais rebanhos animais. Algumas faculdades ensinam a criar animais silvestres, como javalis e jacarés. Ao mesmo tempo, você começará a Ter noção de administração rural e de comercialização de produtos animais. O estágio, no último ano, é obrigatório. Duração média: cinco anos.


Matérias
- Administração Rural
- Alimentos e Alimentações
- Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos
- Bioestatística
- Biologia
- Criação de Animais Domésticos
- Fisiopatologia da Reprodução
- Higiene Veterinária
- Indústria de Produtos Animais
- Instalações e Máquinas Aplicadas
- Matemática
- Plantas Forrageiras e Pastagens
- Química Biológica
- Solos e Adubos
- Zoologia Aplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário